Canto da Primavera e Amarê Fashion: a força da indústria criativa em Goiás







Programa Nosso Melhor – 31 de Agosto de2024

Esta semana vem em dose dupla. Primeiro, conversei com o secretário de cultura de Goiás, Marcelo Carneiro, sobre o Canto da Primavera. Depois tive um papo com a gerente da unidade de desenvolvimento regional do Sebrae Goiás, Camilia Moreira, para falar da semana da moda de Goiás, a Amarê Fashion.

Marcelo Carneiro é um experiente agente cultural. Há mais de vinte anos trabalha com produção nessa área e sabe como fazer a carruagem andar. Agora, como servidor público há apenas quatro meses, passou a compreender a cultura de forma mais ampla. “Agora eu consigo ver os municípios ainda melhor, com suas tradições, suas festas, que atraem muita gente e necessitam de apoio do estado”, comenta.

A cultura é complexa e administrá-la é de uma complexidade grande, afirma o secretário, lembrando que são diferentes segmentos e formas que precisam ser amadurecidos dentro da política cultural, para que não precisem disputar os mesmos recursos.

E por falar em recursos, o Programa Goiazes está aberto e traz um formato diferente de disputa por recursos. Já existem 15 editais finalizados que devem ser publicados em breve, que somam R$ 10 milhões.

As leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 também estão ativas. Infelizmente, uma medida provisória do governo federal prorrogou a execução da Lei Paulo Gustavo para o ano que vem e retirando o caráter obrigatório do uso desse recurso. Mesmo com estes entraves, diz Marcelo, o panorama geral é positivo para o setor.

Canto da Primavera
Esta é a 21ª edição do Canto da Primavera, evento que reúne grandes artistas musicais e milhares de pessoas em Pirenópolis. Este ano, 25 atrações regionais estarão presentes no evento. É bom ficar atento às notícias, porque tem novidade chegando por aí. De toda forma, a expectativa é para mais uma edição com sucesso de público.

Amarê Fashion, a semana da moda goiana
Ainda dentro do universo da economia criativa, da arte, do design e da cultura, Goiânia recebe entre os dias 1º e 3 de setembro o Amarê Fashion – semana da moda goiana, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 31 de agosto, e pretende movimentar a cadeia produtiva da moda goiana.

Gerente da unidade de desenvolvimento regional do Sebrae Goiás, Camilia Moreira explica que o evento é uma oportunidade de conhecer estratégias de negócios dentro da moda, além de novos talentos regionais do design de moda, tudo envolto em muita arte. O objetivo, diz, é mostrar a qualidade da produção e da criação de moda em Goiânia. O evento terá várias rodadas de negócios, com compradores do exterior, como forma de expandir nossa criatividade e potencial para o mundo, aproximando compradores, investidores, produtores e todos os elos dessa cadeia produtiva.

Detalhe, a entrada é gratuita!
Mais do que moda, o Amarê Fashion tem parceria com a Goiás Turismo, com objetivo de fortalecer o turismo de moda em Goiânia, com tours para apresentar os principais polos de moda da capital. Tenho certeza que este evento vai gerar bons (e belos) frutos para nosso estado.

Link Original